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Energia

Honda utiliza nova célula a combustível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/01/2004

Honda utiliza nova célula a combustível

A empresa Honda anunciou a utilização de uma nova célula a combustível, a "FC Stack", equipando um veículo FCX. O carro foi utilizado como carro-madrinha na corrida Tokyo-Hakone Ekiden, uma competição entre veículos experimentais feitos por estudantes universitários.

A nova célula a combustível é mais compacta e tem melhor desempenho do que as anteriores. Mas seu grande avanço é a capacidade de operação em temperaturas muito baixas, de até -20°C. A participação na corrida foi crucial para a demonstração dessa capacidade, já que o evento se realiza durante o inverno japonês.

Esta é a primeira célula a combustível comercial a utilizar uma estrutura de separação de metal estampado, além de contar com novas membranas para o eletrólito.

Células a combustível convencionais têm uma estrutura complexa na qual separadores de carbono são ligados por meio de parafusos. A nova célula da Honda, entretanto, tem uma estrutura simplificada composta de separadores de metal estampado, com selos de borracha que são conectados em um único processo de moldagem e presos por painéis.

Isto reduz o número de componentes em cerca de 50% e mais do que dobra a densidade de energia gerada, resultando, segundo a empresa, em uma das mais eficientes células a combustível já feitas. Novas membranas aromáticas do eletrólito aumentam a durabilidade e permitem a geração de energia em temperaturas entre -20°C e +95°C, uma faixa não alcançada por células que utilizam o flúor como eletrólito. O resultado é que o veículo experimental equipado com a nova célula atingiu uma autonomia de 395 km.

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