Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Fujitsu desenvolve tecnologia para micro célula a combustível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/02/2004

Fujitsu desenvolve tecnologia para micro célula a combustível

A empresa japonesa Fujitsu anunciou o desenvolvimento de um novo material para células a combustível que permite o uso de metanol altamente concentrado como fonte de combustível, em uma concentração que pode chegar a 30%. A empresa já construiu um protótipo para demonstrar sua nova tecnologia. A alta concentração de combustível permite a redução significativa do tamanho das células a combustível, viabilizando seu uso em equipamentos portáteis.

Micro células a combustível, vislumbradas para uso em computadores portáteis, por exemplo, geralmente utilizam soluções de álcool como combustível. Em termos de densidade energética, essas células oferecem de 5 a 10 vezes mais eletricidade por unidade de peso do que uma bateria de íons de lítio.

Do ponto de vista do usuário, as células a combustível oferecem a grande vantagem de permitir um funcionamento contínuo do aparelho com o simples abastecimento ou troca de um refil, sem que se necessite ter acesso a uma tomada.

Sistemas passivos são os mais adequados para micro células a combustível, mantendo o equipamento leve e compacto, e não exigindo bombas de combustível ou ventiladores para circulação. Mas para se obter longos períodos de funcionamento, as células devem ser capazes de funcionar a partir de metanol em alta concentração.

Até agora, as micro células a combustível têm empregado polímeros fluorados como eletrólito sólido. Mas esse tipo de eletrólito é rapidamente permeado pelo metanol de forma que, quando ele é utilizado em alta concentração, perde-se combustível, diminuindo por decorrência a potência gerada pela célula. Esse problema é conhecido como "cruzamento do metanol".

O novo material que a Fujitsu está anunciando é justamente um novo eletrólito sólido, baseado em hidrocarbonos aromáticos, que é capaz de diminuir a permeação do metanol. O material é recoberto com uma camada de nanopartículas de platina, um catalisador fortemente ativo, com propriedades que bloqueiam as propriedades do metanol. Isto reduz o cruzamento do metanol a cerca de um décimo do observado nos polímeros fluorados.

Aplicando a nova tecnologia em um protótipo de micro célula a combustível com 300 ml de metanol a 30% permitiu que um notebook funcionasse de oito a dez horas. A micro célula mede apenas 15 mm de altura e consegue fornecer até 15 watts de energia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Nanopartículas

Mais tópicos