Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Submarino será alimentado por célula a combustível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 11/03/2004

Submarino será alimentado por célula a combustível

A Siemens da Alemanha está se preparando para entregar a primeira célula a combustível para gerar energia e movimentar um submarino. Com capacidade de geração de 160 kilowatts, a célula deverá ser instalada no submarino em meados do próximo ano.

A célula a combustível é construída no interior de um container, o que a torna adequada também para utilização em navios, uma vez que sua instalação é rápida e requer pouca infra-estrutura na embarcação.

Células a combustível geram eletricidade por meio de uma reação eletroquímica entre o hidrogênio e o oxigênio do ar, reação esta que não produz poluentes; seu único sub-produto é a água. Como são absolutamente silenciosas, as células a combustível são adequadas para utilização em portos ou para se navegar em águas ecologicamente sensíveis, onde as as normas ambientais não permitem a utilização dos motores a diesel que tradicionalmente equipam navios e submarinos.

A unidade geradora de energia a partir do hidrogênio é na verdade um conjunto formado por quatro células a combustível do tipo PEM ("Polymer Electrolyte Membrane") com capacidade de geração de 40 kilowatts cada uma. A unidade exige que o ar que fornece o oxigênio para a reação seja purificado.

O fato de não gerar poluentes é sobremaneira interessante para submarinos, uma vez que a embarcação opera mais silenciosamente e sem a necessidade de troca de gases na superfície. Um submarino equipado com células a combustível poderá permanecer submerso cinco vezes mais tempo do que um submarino convencional. As marinhas da Alemanha, Grécia e Itália já encomendaram submarinos com a nova tecnologia.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Exploração Marítima

Mais tópicos