Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Austrália vai regulamentar exploração da energia geotérmica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/04/2004


O Parlamento da Austrália começa a discutir nesta semana uma legislação específica que permitirá às companhias mineradoras a exploração comercial da energia geotérmica. Esta fonte de energia renovável utiliza o calor das rochas situadas a mais de 5.000 metros de profundidade, gerando vapor d'água que será utilizado para movimentar turbinas geradoras de energia elétrica.

A Austrália já possui uma planta experimental de geração de energia elétrica a partir de fontes geotérmicas. A usina está situada em Birdsville, uma região vulcânica sem atividades geológicas, e é capaz de gerar 120 kW de energia.

"Um quilômetro cúbico de rochas a uma temperatura de 250º C contém tanta energia quanto 40 milhões de barris de petróleo," explica Stephen Robertson, Ministro da Energia da província de Queensland. O Ministro espera que a legislação dê segurança aos investidores, permitindo o início de investimentos efetivos para a exploração industrial da energia geotérmica.

A temperatura da Terra aumenta proporcionalmente à profundidade. Mas existem alguns pontos em que altas temperaturas ocorrem a profundidades relativamente baixas. A estrutura geológica de província de Queensland oferece vários "pontos quentes", nos quais a temperatura chega a 250º C a "apenas" 5.000 metros de profundidade. O Ministro aposta na viabilidade econômica da energia geotérmica a essa profundidade.

Alguns desses "pontos quentes" já possuem água fervente no subsolo, o que significa que as empresas mineradores terão que simplesmente perfurar e coletar o vapor d'água, que tanto poderá ser utilizado para gerar energia quanto para outros processos industriais. Nos pontos onde não há presença natural de água, ela poderá ser injetada em um ponto, sofrer o aquecimento das rochas e ser recolhida em outra perfuração.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Biocombustíveis
  • Hidrogênio

Mais tópicos