Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Célula a combustível doméstica chega ao mercado japonês

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/05/2004

Célula a combustível doméstica chega ao mercado japonês

Acaba de chegar ao mercado japonês a primeira célula a combustível para uso doméstico. O equipamento é um conjunto que combina um aquecedor e uma célula a combustível do tipo PEM ("Proton Membrane Exchange") capaz de gerar 1 kW. Além de substituir os aquecedores alimentados por derivados de petróleo, a célula a combustível fornece energia elétrica suficiente para abastecer uma residência média.

A célula a combustível doméstica foi lançada pela Ebara Ballard, uma associação entre a japonesa Ebara Corp. e a canadense Ballard Power Systems. O sistema já estava em testes em 17 localidades desde 2.003. A Tokyo Gas também participou o projeto, cedendo a tecnologia do reformador. Agora, testes de campo farão uma avaliação mais detalhada em situações diversas de clima e condições de funcionamento, preparando a disponibilização comercial do produto, que deverá acontecer até o final de 2.004.

A eficiência elétrica da célula a combustível atinge 35 por cento. Mas essa eficiência sobe para 93 por cento quando se considera o conjunto eletricidade/calor. Mesmo quando o combustível da célula acaba, o vapor d'água gerado fica armazenado e continua fornecendo calor para a residência.

O Japão tem um dos mais altos custos da energia elétrica do mundo. É por isto que o mercado japonês é, por enquanto, o único a ser atendido pelo novo produto. O sistema combinado de célula a combustível/aquecedor utilizará a infraestrutura de gás natural, já presente na maioria das residências japonesas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Geração de Energia

Mais tópicos