Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Empresa lança a menor célula a combustível DMFC do mundo

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/06/2004

Empresa lança a menor célula a combustível DMFC do mundo

O dinamismo das pesquisas na área de células a combustível está impressionando os analistas mais otimistas. Empresas do mundo todo apressam-se em mostrar suas novidades. Reagindo à apresentação de uma micro-célula a combustível por uma empresa norte-americana, agora foi a vez dos japoneses mostrarem os resultados dos seus trabalhos.

A empresa Toshiba apresentou o protótipo de sua nova micro-célula a combustível. Trata-se de uma célula do tipo DMFC ("Direct Methanol Fuel Cell") compacta o suficiente para ser utilizada na substituição das baterias em aparelhos portáteis, como toca-CD e computadores de mão.

Com dimensões de 22 x 56 x 4,5 mm, a nova micro-célula a combustível pesa apenas 8,5 gramas e é capaz de fornecer cerca de 100 miliwatts de energia. Ela é abastecida por um tanque de metanol de 2 centímetros cúbicos, o suficiente para fazer funcionar um toca-MP3 por 20 horas.

A célula utiliza um sistema de abastecimento "passivo", que injeta o metanol diretamente na célula, sem a necessidade de utilização de mecanismos de bombeamento. Ao desenvolver o sistema passivo, a Toshiba resolveu o problema potencial do "cruzamento" do metanol, no qual o metanol e o oxigênio se combinam sem a reação que produz a energia.

E a empresa otimizou também a estrutura dos eletrodos da célula a combustível e da membrana polimérica do eletrólito, que dispara a reação. Esse enfoque possibilitou a utilização de uma solução de metanol de alta concentração como combustível, o que permitiu a diminuição do tamanho do tanque de combustível.

O resultado é a menor célula a combustível do mundo, capaz de fornecer cerca de 5 vezes mais energia do que suas antecessoras.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Hidrogênio
  • Baterias
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos