Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Sistema de som espacial e imersivo deverá revolucionar som digital em cinemas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/07/2004

Sistema de som espacial e imersivo deverá revolucionar som digital em cinemas

Depois de um período de retração acentuada, o cinema ganhou novo impulso, com centenas de salas sendo abertas anualmente, principalmente em shopping centers. A tecnologia foi uma das grandes responsáveis por esse novo "boom": equipamentos mais baratos e mais eficientes, projeção digital e sistemas de som com tecnologias THX, Dolby e Surround ajudaram a atrair novos adeptos às salas outrora vazias.

Agora uma nova tecnologia de som promete melhorar ainda mais a sensação da platéia. Batizada de Iosono, o novo sistema de som espacial e imersivo foi criado pela equipe do cientista alemão Karlheinz Brandenburg, também conhecido como "pai da MP3" (à esquerda na foto). A apresentação foi feita neste fim de semana em Hollywood, com a presença de grandes nomes do cinema.

O Iosono é o primeiro sistema capaz de "projetar" o som como se ele estivesse vindo de um ponto dentro ou fora da sala de audiência. Ele fornece um balanceamento para cada espectador, não importando a posição na sala onde ele esteja sentado.

O novo sistema de som foi criado especificamente para grandes platéias, como salas de cinema, teatros, parques ou áreas abertas. "O aprimoramento do 5.1 para o Iosono pode ser comparado ao passo dado do mono para o estéreo. Graças ao enfoque inovador, orientado a objeto, do Iosono, ele permite que engenheiros de som criem eventos sonoros em qualquer lugar na sala," explica o Dr. Brandenburg.

O Iosono projeta "focos" e "planos" de som. Os focos podem parecer estarem vindo do céu acima, de apenas alguns centímetros do espectador ou de qualquer posição no espaço. As paredes podem, entre outras aplicações, simular a sensação de som ambiente de outro local.

Produtores de cinema, artistas e profissionais de áudio serão capazes de fazer tocar um sino como ele estivesse a quilômetros de distância, fazer com que um trem pareça estar andando ao redor da platéia ou mesmo fazer com que um alienígena trombe contra a parede da sala. Além disso, os sons poderão se mover para a direita ou para a esquerda, conforme a ação que se desenrolar no filme.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Exploração Espacial

Mais tópicos