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Energia

Honda lança motonetas elétricas, uma delas movida a célula a combustível

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/08/2004

Honda lança motonetas elétricas

A empresa japonesa Honda apresentou três protótipos de motonetas urbanas movidas por tecnologias inovadoras. São conceitos que visam a oferta de veículos com baixíssimo consumo de combustível e mínima emissão de poluentes.

O primeiro e mais revolucionário é alimentado por uma célula a combustível, que gera eletricidade para movimentar um motor instalado no eixo traseiro. A célula a combustível é um aprimoramento da tecnologia FC Stack, que ficou menor e mais leve, permitindo seu uso em uma motoneta.

O novo veículo é baseado em um modelo comercial de 125 cilindradas. A colocação do motor elétrico junto ao eixo traseiro auxiliou no ganho de espaço, já que a célula a combustível pode ser colocada no centro, com os sistemas auxiliares à sua volta. O resultado é uma motoneta com o tamanho semelhante ao de um modelo similar a gasolina.

Honda lança motonetas elétricas

[Imagem: ]

Já o Moped, que também é inteiramente elétrico, é abastecido por uma bateria recarregável de níquel-hidrogênio. Trata-se de um veículo mais simples, que se enquadra mais na categoria de bicicleta motorizada do que de motoneta ou "scooter". Sua autonomia é muito boa graças aos 44 quilogramas de peso, distribuídos em um quadro de alumínio de 1.290 mm.

A bateria é capaz de fornecer 360 watts/hora, o que torna o Moped mais forte do que as bicicletas motorizadas, elétricas ou a gasolina, existentes no mercado, sendo capaz de subir inclinações de até 20 graus.

Honda lança motonetas elétricas

[Imagem: ]

O último modelo é uma motoneta híbrida, equipada com um motor a gasolina de 50 cilindradas com injeção eletrônica e um motor elétrico. Um alternador gera energia que abastece uma bateria recarregável de níquel-hidrogênio que, por sua vez, faz o motor elétrico funcionar.

Quando a motoneta pára, o motor a gasolina desliga-se automaticamente e só volta a ser ligado quando é exigida maior potência. O veículo é posto em movimento inteiramente pelo motor elétrico. Um sistema eletrônico permite que o motor a gasolina e o motor elétrico funcionem de forma coordenada, sendo ligados ou desligados conforme a necessidade de potência.

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