Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Eletrólise de alta temperatura pode ser viável

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/12/2004

Eletrólise de alta temperatura pode ser viável

Pesquisadores do Laboratório Nacional de Engenharia e Meio-ambiente de Idaho, Estados Unidos, conseguiram um avanço numa área considerada pouco viável: a geração de hidrogênio por eletrólise em alta temperatura. Esse método sempre foi considerado inviável do ponto de vista energético e econômico.

Ao contrário da eletrólise convencional, que utiliza somente a corrente elétrica para retirar o hidrogênio da água, a eletrólise de alta temperatura aumenta a eficiência do processo pela adição de uma fonte de calor externa. Essa é a razão desse ser um campo considerado pouco promissor: a fonte externa de energia torna o balanço do processo altamente desfavorável.

Os cientistas apresentaram uma solução para esse problema: a utilização de um reator nuclear. "Nós mostramos que o hidrogênio pode ser produzido a temperaturas e pressões adequados para um reator de quarta geração," afirma o pesquisador Steve Herring.

"O enfoque simples e modular que adotamos com nossos parceiros de pesquisa produz tanto hidrogênio quanto eletricidade e, mais notável de tudo - atinge a mais alta taxa conhecida de produção de hidrogênio por eletrólise de alta temperatura.

Enquanto na eletrólise comum o rendimento fica em torno de 30 por cento, no novo método esse rendimento fica entre 45 e 50 por cento. Isso torna o processo um passo importante rumo à geração em larga escala de hidrogênio a partir da água.

A pesquisa foi feita em colaboração com a empresa Ceramatec, Inc. e contou ainda com a participação dos cientistas Carl Stoots, James O'Brien, Will Windes e Paul Lessing.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Fontes Alternativas de Energia
  • Hidrogênio

Mais tópicos