Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Nova bateria de lítio recarrega em apenas um minuto

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/03/2005

Nova bateria de lítio recarrega em apenas um minuto

A empresa japonesa Toshiba anunciou o lançamento de uma nova bateria de lítio que pode ser recarregada em apenas um minuto. Segundo a empresa, nesse tempo a bateria alcança 80% de sua carga, aproximadamente 60 vezes mais rápido do que as melhores baterias atuais.

A nova bateria também possui uma maior capacidade de carga, graças à utilização de nanomateriais em sua construção. Uma tecnologia inovadora utilizada no eletrodo negativo utiliza nanopartículas para evitar que os eletrólitos líquidos orgânicos sofram redução durante a recarga da bateria. As nanopartículas absorvem rapidamente e armazenam grande quantidade de íons de lítio, sem causar deterioração do eletrodo.

Segundo a empresa, a durabilidade também foi melhorada. A bateria perde apenas 1% de sua capacidade durante um ciclo de 1000 cargas e descargas.

A empresa pretende colocar a nova bateria no mercado em 2006, visando principalmente o mercado de veículos elétricos e híbridos, que passarão a exigir tempos de recarregamento mínimos.

Mas muitos outros usos são possíveis, inclusive em aparelhos portáteis e telefones celulares: o protótipo apresentado, por exemplo, mede apenas 3,8 mm de espessura, com 6,2 centímetros de comprimento por 3,5 centímetros de largura.






Outras notícias sobre:
  • Baterias
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Metais e Ligas

Mais tópicos