Energia

Moléculas de carbono com cobertura de lítio armazenam hidrogênio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/07/2006

Moléculas de carbono com cobertura de lítio armazenam hidrogênio

Pesquisadores da Universidade da Virgínia, Estados Unidos, desenvolveram um novo sistema de armazenamento sólido de hidrogênio que consegue guardar grandes quantidades do combustível limpo que, espera-se, um dia deverá alimentar os motores dos carros e caminhões, substituindo a gasolina e o óleo diesel.

Provavelmente ainda não é o "tanque definitivo" de hidrogênio. Mas os cientistas conseguiram determinar a composição teórica de um material que consegue aprisionar uma grande quantidade de átomos de hidrogênio para cada átomo de material ativo.

O material ativo, neste caso, é o lítio, o mesmo metal utilizado na fabricação de baterias. O lítio é utilizado para recobrir uma molécula de fulereno, ou uma buckyball como é conhecida essa nanopartícula em formato de bola de futebol, contendo exatos 60 átomos de carbono.

Cada nanopartícula recebe 12 átomos de lítio. Como cada átomo de lítio consegue aprisionar 5 átomos de hidrogênio, cada buckyball sozinha carrega 60 átomos do precioso combustível.

"O maior entrave para uma economia do hidrogênio é descobrir materiais para armazenar o hidrogênio," diz o professor Puru Jena. "Os materiais de armazenamento em questão precisam ter a capacidade para armazenar o hidrogênio e nos permitir retirá-lo de volta, o que significa que o sistema deve ser reversível e operar sob temperatura e pressão moderadas."

A experiência parece desbancar o titânio como elemento mais promissor para atuação em conjunto com as moléculas de fulereno. Os átomos de titânio têm uma tendência para reagir uns com os outros e formar grupos na superfície da buckball, limitando sua capacidade de segurar moléculas de hidrogênio.

O novo material consegue armazenar hidrogênio com uma densidade gravimétrica de 13 por cento em peso - acima do padrão estabelecido como viável pela indústria, que é de 9 por cento. E a densidade volumétrica é o dobro da que é alcançada pelo hidrogênio líquido, ou seja, tomando-se um mesmo volume de hidrogênio líquido e do novo material, este contêm o dobro de hidrogênio do que no líquido puro.

O hidrogênio é o elemento mais abundante no universo e é considerado o combustível do futuro porque sua queima gera apenas água como subproduto. Hoje, 75% do petróleo consumido no mundo é utilizado com combustível em veículos. Daí o impacto benéfico que se espera do hidrogênio na substituição do petróleo nos motores a combustão.

Embora as pesquisas estejam avançando bastante rumo à solução dos entraves técnicos, a viabilidade econômica também é um problema a ser superado, mesmo com o barril de petróleo acima dos US$70,00.

Artigo: First-Principles Study of Hydrogen Storage on Li12C60