Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Gerador de hidrogênio poderá viabilizar células a combustível portáteis

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/09/2006

Gerador de hidrogênio poderá viabilizar células a combustível portáteis

Pesquisadores da Universidade do Arizona, Estados Unidos, criaram um novo gerador de hidrogênio que poderá permitir a fabricação de células a combustível portáteis. O equipamento gera de três a cinco vezes mais energia do que baterias de mesmo tamanho e peso.

O gerador de hidrogênio utiliza uma solução especial contendo borohidreto, um composto alcalino que tem uma grande capacidade de armazenar hidrogênio. O protótipo da célula a combustível portátil alimentada pelo gerador foi capaz de alimentar lâmpadas, rádios e aparelhos de DVD.

"Nós estamos tentando maximizar a capacidade de armazenamento de hidrogênio utilizável do borohidreto a fim de fazer a energia desta célula a combustível durar mais," diz o pesquisador Don Gervasio.

Várias fontes de hidrogênio para alimentar as células a combustível já foram estudadas pelos cientistas, incluindo gasolina, metanol, etanol, óleos vegetais e até compostos de hidretos metálicos. O descobrimento de fontes ricas em hidrogênio é o maior desafio para a viabilização técnica e econômica das células a combustível.

A grande vantagem do borohidreto de sódio é que ele permite a geração do hidrogênio a temperatura ambiente. Embora essa solução aquosa já seja por si só interessante, os cientistas estão desenvolvendo novos aditivos químicos que se mostram capazes de elevar de duas a três vezes a capacidade de liberação de hidrogênio pelo borohidreto. Esses aditivos impedem que o borohidreto se solidifique e pare de liberar hidrogênio.

No protótipo que os cientistas construíram, eles utilizaram um catalisador à base de rutênio para fazer com que o borohidreto de sódio reaja com a água e libere hidrogênio. O hidrogênio deixa o gerador por meio de uma membrana especial que separa o gerador da célula a combustível. No interior da célula a combustível, o hidrogênio se combina com o oxigênio, gerando eletricidade e água.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Células a Combustível
  • Hidrogênio
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos