Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Molécula de etileno poderá ser a solução para armazenamento sólido de hidrogênio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/12/2006

Molécula de etileno poderá ser a solução para armazenamento sólido de hidrogênio

Etileno, uma molécula comum e barata, presente na maioria dos plásticos comuns, pode ser a chave que os cientistas estavam procurando para conseguir armazenar hidrogênio em forma sólida para abastecer os carros do futuro. Este é o segundo avanço na área anunciado em poucos dias ( veja Armazenamento sólido de hidrogênio tem mais um avanço).

A molécula de etileno é formada por quatro átomos de hidrogênio ligados a um par de átomos de carbono. O que cientistas norte-americanos e turcos, trabalhando conjuntamente, descobriram é que, conectando um átomo de titânio em cada uma das extremidades opostas da molécula faz com que ela passe a absorver até 20 átomos de hidrogênio.

A liberação do hidrogênio pode ser feita simplesmente aquecendo-se a molécula.

As moléculas de hidrogênio absorvidas representam cerca de 14 por cento do peso total do composto etileno-titânio. Isto é mais do que o dobro do patamar mínimo de 6,5%, marcado como o limite da viabilidade econômica de qualquer forma de armazenamento sólido de hidrogênio.

"O sucesso das tecnologias futuras do hidrogênio e das células a combustível é criticamente dependente da descoberta de novos materiais que possam armazenar grandes quantidades de hidrogênio em condições ambientais," explica Taner Yildirim, um dos cientistas participantes do estudo.

O grupo de cientistas estava pesquisando justamente materiais de última geração, principalmente nanotubos de carbono recobertos com titânio. Mas, para surpresa geral, acabaram por descobrir que a solução pode estar na "simplória" molécula de etileno.

Um dos grandes problemas com as pesquisas nesta área é que os materiais realmente novos, como os nanotubos de carbono, são difíceis de sintetizar, o que muitas vezes inviabiliza a construção de protótipos que possam ser testados em escala real. Isso não deverá acontecer com o novo composto de etileno-titânio.

Bibliografia:

Artigo: Transition-metal-ethylene complexes as high-capacity hydrogen-storage media
Autores: E. Durgun, S. Ciraci, W. Zhou, T. Yildirim
Revista: Physical Review Letters
Vol.: 97, 226102 (2006)
DOI: 10.1103/PhysRevLett.97.226102
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Hidrogênio
  • Células a Combustível
  • Fontes Alternativas de Energia

Mais tópicos