Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Energia

Painéis solares residenciais economizam energia, mas não dinheiro

Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/05/2007

Painéis solares residenciais economizam energia

Se você está pensando em instalar painéis solares fotovoltaicos no seu telhado, há boas notícias e más notícias. As boas notícias são que você irá reduzir sua emissão de carbono e irá economizar energia.

Painéis solares fotovoltaicos

A má notícia é que, mesmo economizando energia, você não economizará dinheiro: instalar painéis solares fotovoltaicos no seu telhado irá lhe custar mais dinheiro do que você economizará na conta de energia elétrica durante toda a vida útil dos painéis solares.

A conclusão é dos cientistas italianos Giacomo Bizzarri e Gianluca Morini. Segundo eles, é possível economizar 2.000 kWh por metro quadrado quando forem instalados painéis que utilizam células solares de membrana fina. Esses painéis solares têm uma vida útil de 20 anos.

Já os painéis solares fotovoltaicos duram mais, 25 anos, e permitem uma economia muito maior - 4.400 kWh - graças ao seu melhor rendimento. Mas aqui também há más notícias: eles custam 2,5 vezes o valor de toda a eletricidade que irão produzir.

Custo da energia solar

Para se tornarem uma opção economicamente viável, seria necessária uma queda substancial no preço dos painéis solares. Ou, menos desejável, um aumento no custo da energia elétrica de pelo menos três vezes.

Mas nem tudo são considerações econômicas. Ao se avalir o impacto geral de uma fonte alternativa de energia, é preciso levar em conta também a energia total e a poluição envolvida na extração das matérias-primas, na fabricação, instalação e manutenção dos sistemas energéticos.

Nesse caso os resultados mudam bastante. Segundo os pesquisadores, a energia produzida pelos painéis solares durante sua vida útil ultrapassa consideravelmente a energia necessária para sua fabricação, sendo possível recuperar o investimento em apenas dois anos.

As emissões de dióxido de carbono são significativamente menores ao longo da vida útil dos painéis solares, quando a energia solar é comparada com outras formas de geração de eletricidade.

Já os custos econômicos - o dinheiro que sairá do seu bolso para comprar e instalar os painéis solares - somente será recuperado se eles durarem bem mais do que 20 anos.

Bibliografia:

Artigo: A Life Cycle Analysis of roof integrated photovoltaic systems
Autores: Giacomo Bizzarri, Gianluca Morini
Revista: International Journal of Environmental Technology and Management
Data: 2007
Vol.: Vol. 7, No.1/2 pp. 134 - 146
DOI: 10.1504/IJETM.2007.013241
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Energia Solar
  • Edifícios Inteligentes
  • Desenvolvimento Sustentável
  • Impactos sobre o Meio Ambiente

Mais tópicos