Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Cientistas tentam desmentir Einstein

Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/06/2002


Relógios ultraprecisos a bordo da Estação Espacial Internacional pretendem checar se Albert Einstein e sua Teoria da Relatividade estão realmente corretos. A experiência pode mudar totalmente a forma como os cientistas explicam o universo.

A teoria, formulada em 1.905, estabelece que se um observador se move a velocidade constante, não importa a que velocidade ou em qual direção, as leis da física e a velocidade da luz são sempre as mesmas.

Entretanto, teorias recentes que tentaram combinar a gravidade a física de partículas sugerem que a relatividade poderá não ser aplicável a todas as situações. Poderiam ocorrer alterações no espaço e no tempo que podem ser facilmente medidas na Terra.

"A Estação Espacial Internacional terá a bordo relógios ultra-sensíveis, e lá é um bom lugar para se testar a teoria.", disse o Dr. Alan Kostelecky, professor da Universidade de Indiana (Estados Unidos). "Comparando os relógios extremamente precisos que podem operar a gravidade zero, mudanças mínimas no funcionamento de cada um poderão ser detectadas à medida em que a Estação se move ao redor da Terra." Isso poderá violar a teoria de Einstein, que estabelece que não há variações entre diferentes relógios funcionando no mesmo ambiente gravitacional.

O Dr. Kostelecky admite que a confirmação destas novas teorias poderá alterar dramaticamente a forma como se pensa hoje a estrutura do espaço e do tempo.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Estação Espacial Internacional
  • Universo e Cosmologia

Mais tópicos