Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Galileo irá explorar Amalthea

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/10/2002

Galileo irá explorar Amalthea

Antes de iniciar sua 35ª e última órbita ao redor de Júpiter, a sonda espacial Galileo irá colocar um pouco de luz sobre três intrigantes segredos que desafiam os cientistas: uma pequena lua, chamada Amalthea (ou Amalteia), um anel de poeira e a região mais profunda do ambiente de alta energia magnética do gigantesco planeta.

"Nós estamos entusiasmados com este encontro porque a nave estará voando mais perto de Júpiter do que em todas as ocasiões anteriores." disse Eilene Theilig, gerente do projeto Galileo. O encontro irá permitir incomparáveis oportunidades de pesquisa para os cientistas.

A nave Galileo estará no ponto mais próximo da pequena Amalthea às 06:19 horas do próximo dia 5 de Novembro. Além de quatro luas grandes - Io, Europa, Ganymede e Callisto -, Júpiter possui também quatro luas pequenas. Amalthea é uma delas, possuindo um formato oval e uma superfície cheia de crateras. Galileo irá passar a apenas 160 quilômetros de sua superfície. Com tal proximidade, será possível aos cientistas saber finalmente do que a pequena lua é constituída, qual a sua massa, densidade e composição. Infelizmente, para direcionar todos os recursos da Galileo para as medições, a câmera não será utilizada.

Conhecer a densidade de Amalthea irá ajudar a entender se a origem das luas de Júpiter se parece com a origem dos planetas ao redor do Sol. Os planetas mais próximos do Sol - Mercúrio, Vênus, Terra e Marte - são mundos de rocha muito mais densos do que os gasosos e gelados planetas a partir da órbita de Júpiter. O mesmo ocorre com as quatro grandes luas de Júpiter: Io, a mais interna, é basicamente uma densa aglomeração de rochas e ferro, enquanto Ganymede e Callisto, as duas mais externas, são misturas de rocha e gelo. Europa está em um estágio intermediário entre os dois tipos.

Amalthea orbita Júpiter a cerca de meio caminho entre o planeta e Io. Se ela for densa, poderá comprovar a teoria de que Júpiter, como o Sol, emitiu energia suficiente para impedir que componentes leves e voláteis, como gelo e água, se condensassem e fossem incorporados aos corpos em formação mais próximos do planeta.

Outra oportunidade especial de pesquisa será a região interna da magnetosfera de Júpiter, um ambiente de alta radiação formado por partículas carregadas e controladas pelo campo magnético ao redor do planeta. "Conforme você se aproxima de Júpiter, muitos dos processos lembram o que nós pensamos que aconteça próximo a uma estrela." disse Claudia Alexander, uma das cientistas do projeto Galileo. O conhecimento dessa radiação também poderá ser utilizado para o projeto de futuras naves que deverão explorar Europa e Io, que necessitarão operar durante longos períodos no ambiente de alta radiação dos anéis de Júpiter.

Embora já esteja quase sem combustível, terminada essa fase de pesquisas a nave se voltará novamente para Júpiter, onde deverá entrar em nova órbita em Setembro de 2.003. A nave já ultrapassou em cinco anos o tempo de vida útil para o qual havia sido projetada. Embora tenha sido submetida a níveis de radiação muito superiores e por mais tempo do que havia sido previsto, ela ainda será capaz de alinhar suas antenas com a Terra e transmitir mais dados.

Mas a maior preocupação dos cientistas agora é evitar qualquer risco de que, no futuro, a nave venha a se chocar com a lua Europa. A preocupação vem de uma descoberta feita pela própria Galileo, da evidência de um oceano escondido sob a superfície de Europa. Os cientistas acreditam que um oceano pode ser um indicativo extremamente consistente de que possa haver vida na lua.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Corpos Celestes

Mais tópicos