Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Agentes Inteligentes automatizam astronomia

Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/10/2003

Agentes Inteligentes automatizam astronomia

Programas de computador chamados de "Agentes Inteligentes" estão cruzando a Internet e observando os céus. Embora possa parecer ficção científica, os novos programas estão utilizando uma tecnologia chamada "grid computing" (computação distribuída) para ajudar os astrônomos a detectar alguns dos eventos mais dramáticos do universo, como explosões de supernovas. Os Agentes Inteligentes, desenvolvidos pelo projeto inglês "eScience Telescopes for Astronomical Research", estão sendo testados no United Kingdom Infrared Telescope (UKIRT), no Hawaí. Sua existência foi anunciada no último dia 15 em uma conferência sobre astronomia em Strasburgo.

O Dr. Alasdair Allan, participante do projeto eSTAR da Universidade de Exeter, explica: "O universo faz coisas mais rapidamente do que nós podemos acompanhar. Para estudar os eventos mais rápidos e mais violentos no universo, nós precisamos ser capazes de acompanhá-los rapidamente."

Assim como explosões de supernovas, muitos outros eventos astronômicos acontecem de maneira repentina e imprevisível, sendo muito difícil observá-los. Isto inclui a detecção de asteróides que se aproximam da Terra, rápidas mudanças em nuvens de gases sendo engolidas por buracos negros e súbitas mudanças no brilho de estrelas, que podem indicar a presença de planetas em sua órbita.

Os programas Agentes Inteligentes comunicam-se com telescópios e uns com os outros utilizando tecnologias projetadas para a "grid computing". Eles efetuam observações por meio dos telescópios, analisam as imagens e podem imediamente prosseguir com outras observações, sem a necessidade de intervenção humana. O resultado é uma rede de telescópios, comunicando-se através da Internet e respondendo automaticamente a qualquer evento importante, sem que seja necessário que um astrônomo esteja observando, atento e tomando decisões.

Conectar telescópios pela Internet não é exatamente uma novidade. "O que é tão importante aqui é que nós desenvolvemos um sistema de observação inteligente. Ele pensa e reage por si mesmo, decidindo se algo que ele descobriu é interessante o suficiente para necessitar observações adicionais. Se mais observações forem necessárias, ele simplesmente vai adiante e as efetua.", resume o Dr. Allan.

Os Agentes Inteligentes são capazes de avisar as astrônomos quando encontram alguma coisa realmente importante. As mensagens podem ser enviadas por correio eletrônico, pager ou ainda podem incluir imagens se os telefones celulares dos pesquisadores as suportarem.

A primeira experiência dos Agentes já deu seus resultados. Foi descoberta uma anã-branca, uma estrela que apresenta alterações repentinas em seu brilho.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Nuvem
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação

Mais tópicos