Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Balão Espacial observará o céu em raios X

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/12/2003

Balão Espacial observará o céu em raios X

Pesquisadores da Divisão de Astrofísica, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE/MCT), esperam lançar nos próximos dias um balão para estudo do céu na faixa de raios X. A equipe está instalada em Nova Ponte (MG) e depende apenas de condições meteorológicas favoráveis para lançar o balão.

De acordo com informações de um dos coordenadores da missão, João Braga, durante palestra, nesta quinta-feira, na Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), o equipamento que seguirá dentro do balão pesa duas toneladas e está programado para obter imagens do centro da galáxia. "Observar o universo em raios X faz parte da tendência mundial em pesquisa astronômica e o Brasil não pode ficar para trás," disse o pesquisador.

Os raios X são emitidos por estrelas de nêutrons e buracos negros, entre outros objetos celestes, a exemplo do próprio Sol. Como a atmosfera da Terra bloqueia a radiação em infravermelho, raios gama e raios X, é preciso ir além da camada de ar que envolve o planeta para estudar os astros nessas freqüências.

Para avançar na pesquisa em raios X, o INPE está desenvolvendo um microssatélite denominado Mirax (Monitor e Imageador de Raios X), que fornecerá imagens com resolução superior às obtidas via balões. Segundo João Braga, os dados obtidos com a primeira missão astronômica com satélites do Brasil serão 100% disponibilizados à comunidade científica brasileira.

O INPE, a Fapesp e o CNPq financiam os estudos com balões. Já o Projeto Mirax conta com parcerias internacionais, como a Universidade da Califórnia, o Space Research Organization Netherlands (instituto holandês equiparado ao Inpe),o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Tuebingen, na Alemanha.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Satélites Artificiais
  • Sondas Espaciais
  • Radiação Eletromagnética

Mais tópicos