Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Motor de foguete movido a querosene

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/12/2003

Motor de foguete movido a querosene

A empresa norte americana Boeing, contratada pela NASA, testou com sucesso o protótipo de um novo motor de foguete, que deverá substituir os atuais motores a hidrogênio reutilizáveis e que equipam os ônibus espaciais.

O RS-84 é uma das duas alternativas estudadas pela NASA para a substituição dos foguetes reutilizáveis e deverá ser alimentado por querosene e não por hidrogênio (a outra opção é o COBRA) O querosene, além de mais barato, tem alto desempenho e alta densidade, o que significa que será necessário menos combustível para proporcionar uma força propulsiva maior do que as tecnologias atuais.

O protótipo do foguete, ainda em sub-escala, atingiu uma pressão na câmara de combustão de 6.800 libras por polegada quadrada, o nível mais alto até agora atingido com essa tecnologia. O protótipo tem cerca de um quinto do tamanho do motor real, que deverá voar em 2.007.

Os maiores benefícios do projeto RS-84 são um desenho mais compacto do motor, maior facilidade no manuseio e no abastecimento de combustível e menor tempo de manutenção entre os lançamentos. Todos esses ganhos se traduzirão em menores custos de lançamento.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Foguetes
  • Exploração Espacial
  • Motores
  • Biocombustíveis

Mais tópicos