Espaço

Beagle 2 permanece em silêncio

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/12/2003

Beagle 2 permanece em silêncio

Silêncio

Até agora foram infrutíferas as tentativas de comunicação com a sonda espacial européia Beagle 2, que desceu em Marte no dia de natal.

A Mars Express, a parte da nave que permaneceu em órbita e que serve como estação de retransmissão de dados da Beagle para a Terra, está operando normalmente.

A sonda deveria ter emitido um sinal logo após chegar ao solo. Seu funcionamento imediato era necessário para que os painéis solares pudessem recarregar suas baterias. Mas a base de controle na Terra não recebeu nenhuma transmissão de Marte. Os cientistas não sabem se o processo de recarregamento das baterias foi completo com êxito.

Tentativas

Nas últimas 24 horas foram duas tentativas de estabelecer as comunicações. A primeira dela foi feita utilizando-se o Telescópio Lovell, de 76 metros de diâmetros, que tentou trocar mensagens diretamente com a Beagle 2. A segunda tentativa foi feita por meio da Mars Express. Nenhuma das duas tentativas teve êxito.

Agora os cientistas irão esperar o momento em que a Mars Express mais se aproximará do ponto onde a Beagle 2 aterrissou para tentar nova comunicação. Isto deverá acontecer no dia 4 de Janeiro.