Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Robô esférico poderá fazer exploração de Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/03/2004

Robô esférico poderá fazer exploração de Marte
Medindo cerca de 1,80 metro de diâmetro, a sonda esférica utilizou a rede global de satélites Iridium para enviar seus dados para os cientistas.
[Imagem: NASA]

Robô rolante

Um robô explorador no formato de um enorme balão poderá um dia procurar por evidências da existência de vida em outros planetas.

Antes disso, porém, a NASA resolveu testá-lo em um dos lugares mais inóspitos da Terra. O robô foi batizado de Tumbleweed, aqueles grandes chumaços de plantas mortas que são vistos rolando pelo deserto em muito filmes norte-americanos.

O Tumbleweed fez com sucesso uma viagem de 70 quilômetros através da Antártica, sob temperaturas ao redor de -30º C. Mesmo assim, todos os equipamentos em seu interior permaneceram a seguros e confortáveis 30º C.

Ele viajou a cerca de 6 quilômetros por hora em média, mas chegou a atingir 16 km/h. Isto quando havia vento, porque o robô ficou totalmente parado por longos períodos.

Levando em conta os períodos de "estacionamento" a velocidade média do teste foi de 1,3 km/h.

Robô esférico

Medindo cerca de 1,80 metro de diâmetro, a sonda esférica utilizou a rede global de satélites Iridium para enviar seus dados para os cientistas. Além de sua posição, o robô informava temperatura, pressão e umidade do ar e intensidade da luz.

A Antártica foi escolhida para o teste porque os cientistas queriam ver como o Tumbleweed se comportava em um ambiente extremamente frio. Eles esperam um dia poder utilizá-lo para explorar as calotas polares do Marte, que possuem um ambiente ainda mais frio.

O robô explorador também é versátil. Pesando apenas 40 quilos, seu formato permite que ele funcione como um paraquedas ao descer pela atmosfera marciana, como um air-bag ao se chocar com o solo e, principalmente, como um veículo para transporte de instrumentos científicos.

Os cientistas esperam utilizar os dados colhidos do teste para aperfeiçoar o Tumbleweed, fazendo com que ele se mova com ventos mais fracos. O robô também deverá receber uma sonda de perfuração do solo, para permitir que ele faça experiências geológicas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs Espaciais
  • Marte
  • Exploração Espacial
  • Robôs

Mais tópicos