Espaço

Robô esférico poderá fazer exploração de Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 10/03/2004

Robô esférico poderá fazer exploração de Marte

Robô rolante

Um robô explorador no formato de um enorme balão poderá um dia procurar por evidências da existência de vida em outros planetas.

Antes disso, porém, a NASA resolveu testá-lo em um dos lugares mais inóspitos da Terra. O robô foi batizado de Tumbleweed, aqueles grandes chumaços de plantas mortas que são vistos rolando pelo deserto em muito filmes norte-americanos.

O Tumbleweed fez com sucesso uma viagem de 70 quilômetros através da Antártica, sob temperaturas ao redor de -30º C. Mesmo assim, todos os equipamentos em seu interior permaneceram a seguros e confortáveis 30º C.

Ele viajou a cerca de 6 quilômetros por hora em média, mas chegou a atingir 16 km/h. Isto quando havia vento, porque o robô ficou totalmente parado por longos períodos.

Levando em conta os períodos de "estacionamento" a velocidade média do teste foi de 1,3 km/h.

Robô esférico

Medindo cerca de 1,80 metro de diâmetro, a sonda esférica utilizou a rede global de satélites Iridium para enviar seus dados para os cientistas. Além de sua posição, o robô informava temperatura, pressão e umidade do ar e intensidade da luz.

A Antártica foi escolhida para o teste porque os cientistas queriam ver como o Tumbleweed se comportava em um ambiente extremamente frio. Eles esperam um dia poder utilizá-lo para explorar as calotas polares do Marte, que possuem um ambiente ainda mais frio.

O robô explorador também é versátil. Pesando apenas 40 quilos, seu formato permite que ele funcione como um paraquedas ao descer pela atmosfera marciana, como um air-bag ao se chocar com o solo e, principalmente, como um veículo para transporte de instrumentos científicos.

Os cientistas esperam utilizar os dados colhidos do teste para aperfeiçoar o Tumbleweed, fazendo com que ele se mova com ventos mais fracos. O robô também deverá receber uma sonda de perfuração do solo, para permitir que ele faça experiências geológicas.