Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Sonda espacial Genesis trará partículas do vento solar de volta à Terra.

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/04/2004

Sonda espacial Genesis trará partículas do vento solar de volta à Terra.

Depois de mais de 30 anos desde que a missão Apolo trouxe as últimas amostras de material coletado da Lua, a NASA prepara-se para receber de volta a sonda espacial Genesis, que deverá trazer nada menos do que amostras do Sol.

"Depois de mais de dois anos coletando íons do vento solar, nós estamos entusiasmados que a Genesis esteja pronta para se fechar e voltar para casa," comemora Donald Sweetnam, gerente do projeto. "No dia primeiro de Abril nós desligamos o concentrador de vento solar, guardamos as telas de coleta, fechamos a tampa do invólucro científico e o travamos bem. No dia seguinte, fechamos a cápsula de amostras e a trancamos na configuração necessária para a entrada através da atmosfera da Terra daqui a cinco meses, no dia 8 de Setembro."

A Genesis é a primeira sonda a coletar material além dos limites da órbita lunar. A coleta começou no dia 30 de Novembro de 2.001. Os átomos que a sonda coletou, que os cientistas acreditam ter preservado a composição da "nuvem" solar a partir da qual nosso Sistema Solar se desenvolveu, ajudarão a melhorar o entendimento das condições anteriores à formação do Sol e da Terra.

Em seu jornada, a Genesis utilizou coletores solares do tamanho de pneus de bicicleta, feitos de materiais puros como diamante, ouro, silício e safira, projetados para capturar as partículas do vento solar. Um monitor de íons gravou a velocidade, densidade, temperatura e composição aproximada dos íons que formam o vento solar. Um monitor de elétrons fez medições similares dos elétrons no vento solar e, finalmente, um concentrador de íons separou e armazenou em coletores especiais elementos como o oxigênio e o nitrogênio.

Embora a cápsula científica que retornará à Terra tenha sido projetada para resistir ao calor da reentrada e não ser contaminada por material da atmosfera terrestre, um cuidado extra será tomado quando do retorno à Terra: ao descer de pára-quedas, a cápsula será capturada ainda no ar, para evitar que as valiosas amostras que ela carrega sejam alteradas pelo impacto de uma aterrissagem.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Universo e Cosmologia
  • Sondas Espaciais
  • Aviões

Mais tópicos