Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

NASA quer usar robôs para salvar o telescópio Hubble

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/06/2004


O acidente com a nave Colúmbia afetou a exploração espacial mais do que se podia prever inicialmente. Um dos maiores prejudicados foi o telescópio espacial Hubble, que permitiu uma verdadeira revolução na astronomia e na astrofísica. O problema é que o potente telescópio necessita de manutenções periódicas, que sempre eram feitas pelos ônibus espaciais.

A comissão que investigou o acidente com a Colúmbia definiu que os ônibus espaciais só poderão voltar a ser utilizados para missões junto à Estação Espacial Internacional. Pelo menos até que seja construído um sistema de resgate adequado, que permita que a tripulação volte em segurança em caso de problemas na nave.

Mas o Hubble não vai durar tanto. Suas baterias deverão durar no máximo um ano e meio e os giroscópios talvez nem garantam por tanto tempo a precisão que é a marca registrada do telescópio.

A NASA chegou a anunciar que o Hubble seria abandonado. Mas a gritaria dos cientistas foi tamanha que a agência espacial acabou de abrir propostas para avaliar missões que consigam salvá-lo.

Há duas possibilidades mais plausíveis. A primeira delas seria nada menos do que trazer o Hubble de volta à Terra, consertá-lo e enviá-lo novamente ao espaço. Esta é a possibilidade preferida pelos cientistas, já que permitiria a incorporação de novos equipamentos que foram desenvolvidos depois do lançamento do Hubble, aumentando sua potência e eficiência.

Mas há também a possibilidade do envio de robôs teleguiados, que fariam os consertos necessários. Está descartado o envio de robôs autônomos, já que seu desenvolvimento seria muito demorado e haveria muito risco envolvido na sua operação. Os robôs teleguiados deverão ser acionados por rádio, com cada delicado passo do conserto do Hubble sendo controlado pela equipe em terra.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Robôs Espaciais
  • Estação Espacial Internacional

Mais tópicos