Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Sonda espacial européia chega à Lua

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/11/2004


Depois de um percurso complexo, impulsionada por seu motor iônico de última geração, chegou finalmente à Lua a sonda espacial SMART-1, lançada pela Agência Espacial Européia.

Depois de uma jornada de 13 meses, a sonda agora começa a ajustar sua órbita ao redor da Lua, para iniciar sua fase de pesquisas do nosso satélite, que começará em Janeiro de 2.005.

A chegada à Lua marca, na verdade, o início da segunda fase da missão, já que a primeira consistiu justamente no teste das tecnologias de propulsão e navegação que conseguiram levar a sonda com sucesso ao seu destino.

O motor iônico utilizado pela SMART-1 utiliza um efeito descoberto pelo físico E.H. Hall, em 1.879: uma corrente elétrica fluindo através de um campo magnético cria um campo elétrico direcionado perpendicularmente à corrente. O efeito é utilizado para acelerar íons de xenônio, um gás nobre cujos átomos pesam 131 vezes mais do que os átomos de hidrogênio.

Utilizando os 1.350 watts dos painéis solares da SMART-1, o motor iônico gera um empuxo de 0,07 newton. Não é muito, mais ou menos o equivalente ao peso de um cartão postal, mas o suficiente para aumentar a aceleração da sonda 0,2 milímetros por segundo a cada segundo.

A foto mostra o caminho percorrido para que a sonda chegasse à Lua, longo, mas suave o suficiente para vencer a força de atração da gravidade da Terra com o pequeno, mas valente, motor iônico.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Sondas Espaciais
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Foguetes

Mais tópicos