Espaço

NASA cria tecnologia para filmar ônibus espacial

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/04/2005

NASA cria tecnologia para filmar ônibus espacial

Quando o ônibus espacial Discovery voltar finalmente a voar, o que deverá acontecer no próximo mês de maio, ele terá uma escolta muito especial. Mas os dois WB-57, jatos de grande altitude da NASA, não estarão lá apenas para fazer um show.

Uma das maiores críticas feitas após o acidente com o Colúmbia, há dois anos atrás, foi que a NASA possuía tecnologia suficiente para filmar os ônibus espaciais em órbita, mas esses equipamentos não foram utilizados para verificar se algo estava errado.

Agora, além de utilizar os equipamentos já disponíveis, a NASA desenvolveu uma nova tecnologia, batizada de projeto WAVE ("WB-57 Ascent Video Experiment"), que deverá filmar detalhadamente o ônibus espacial durante toda a sua ascensão, até que ele entre em órbita. A tecnologia também permitirá a captura de imagens da reentrada do Discovery na atmosfera.

O equipamento consiste em um poderoso telescópio, capaz de capturar imagens na faixa da luz visível e em infravermelho, montados sobre o nariz dos aviões. Ou seja, além de capturar imagens do ônibus espacial, desde sua saída do chão, em altíssima resolução, o equipamento faz isto a partir de aviões em movimento, sujeitos a oscilações normais do vôo: mas as imagens saem perfeitas.

Durante o lançamento, os dois jatos irão ascender junto com o ônibus espacial, a uma distância entre 20 e 30 quilômetros. O sistema WAVE irá acompanhar automaticamente o Discovery por aproximadamente 150 segundos, de sua saída do chão até a separação do tanque principal.

As imagens dos aviões que levam a tecnologia WAVE irão se juntar àquelas feitas de 20 pontos diferentes em terra, cada ponto com pelo menos duas câmeras, todas filmando o lançamento em altíssima resolução e velocidade, o que permitirá uma reprodução em câmera-lenta sem precedentes de cada detalhe da decolagem.