Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

UFSC quer desenvolver telescópios robotizados

Agência de Comunicação/UFSC - 20/05/2005


A Universidade Federal de Santa Catarina inaugurou nesta semana o seu Observatório astronômico. O observatório terá dois telescópios de 25 cm cada um, para pesquisas e atendimento ao público. 0s equipamentos permitem a visualização de planetas e seus satélites, os anéis de Saturno, as calotas polares em Marte, as crateras e montanhas lunares com detalhes, cometas, estrelas binárias e múltiplas, aglomerados de estrelas, nebulosas e galáxias vizinhas.

O observatório dará suporte ao desenvolvimento das pesquisas realizadas pelo Grupo de Astrofísica, do Departamento de Física da UFSC. Entre os trabalhos que são realizados estão estudos para desenvolvimento de telescópios robotizados. A robotização de telescópios permite que uma seqüência de observações seja executada de forma autônoma, sem a necessidade de um astrônomo para controlar o telescópio. O processo também se torna ´inteligente`, já que o equipamento é programado para definir que objetos observar, de acordo com as condições climáticas do momento.

De acordo com os professores, este tipo de instrumento é ideal para a realização de projetos que necessitam de observações repetidas por longos períodos. Um exemplo é o monitoramento da evolução do brilho de estrelas e de galáxias. Sistemas do gênero que o grupo vem desenvolvendo já estão sendo empregados em alguns observatórios, como do Laboratório Nacional de Astrofísica, em Minas Gerais (este, um telescópio de pesquisa que está em fase de implantação); o Observatório de Valinhos, da USP (usado principalmente para divulgação); o Observatório do Inpe (voltado à divulgação) e o Observatório do Valongo (também de divulgação). Estes observatórios de divulgação pertencem a uma rede financiada pela Fundação Vitae, chamada "Observatórios Virtuais" (www.observatoriosvirtuais.pro.br) e o Grupo de Astrofísica da UFSC foi responsável pela criação do software de operação remota destes telescópios.

Neste projeto, chamado de ´Observatórios Virtuais Para o Ensino de Ciências`, o Grupo de Astrofísica está trabalhando em parceria com outras universidades brasileiras, com o objetivo de viabilizar observações astronômicas pela internet, fazendo da Astrofísica um ´chamariz` para o estudo de outras áreas, desde o inglês à matemática. Estão envolvidos no trabalho, a UFSC, a UFRGS, a UFRJ, a UFRN, a USP e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (INPE), além de pelo menos uma escola secundária ligada a cada uma destas instituições - no caso de Santa Catarina, a parceria é com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet/SC). "Agora teremos um salto de qualidade em nossos projetos", comemora Antônio Kanaan, um dos integrantes do Grupo de Astrofísica do Departamento de Física da UFSC.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Corpos Celestes
  • Robôs Espaciais
  • Exploração Espacial

Mais tópicos