Espaço

Robô Opportunity sai do atoleiro marciano

Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/06/2005

Robô Opportunity sai do atoleiro marciano

Depois de cinco semanas de trabalho árduo em um ambiente marciano simulado num dos laboratórios da NASA, os cientistas finalmente puderam comemorar a volta ao trabalho do robô Opportunity.

Ele estava atolado em uma duna de Marte desde 26 de Abril.

Cada comando de movimento enviado ao robô foi cuidadosamente estudado e simulado no laboratório. Havia um sério risco de que os movimentos fizessem com que ele se atolasse mais e ficasse irremediavelmente imóvel.

No total, suas rodas giraram em falso o equivalente a um movimento de 192 metros, antes que ele pudesse ter tração suficiente para se mover. A foto mostra a pequena elevação na qual o Opportunity ficou atolado, vista a um metro de distância, exatamente o que ele conseguiu se mover depois de se livrar da areia.

Agora ele volta à missão normal, prosseguindo em sua tarefa de robô-geólogo, explorando o planeta vermelho.

Sua missão original, de três meses de duração, terminou em Abril de 2004. Mas o Opportunity e seu irmão gêmeo, Spirit, mostraram-se muito mais robustos do que era esperado inicialmente e continuam operando até hoje.