Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Brasil vai ajudar a procurar planetas fora do Sistema Solar

Agência FAPESP - 13/06/2005

Brasil vai ajudar a procurar planetas fora do Sistema Solar

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Sérgio Gaudenzi, e o presidente do Centro Nacional de Estudos Espaciais da França (CNES), Yannick dEscatha, assinam na próxima semana um acordo de cooperação relativo à participação brasileira na Missão Corot.

Segundo a AEB, o ingresso no empreendimento deverá beneficiar universidades e institutos de pesquisa, que terão acesso aos dados obtidos pelo satélite da missão. A Missão Corot está voltada para a pesquisa de planetas fora do Sistema Solar e para o estudo da sismologia estelar.

A missão inclui a presença de cientistas brasileiros nas equipes de interpretação das informações. Deverá ser instalada uma antena de recepção em Alcântara (MA), com o objetivo de monitorar e rastrear o artefato espacial.

A assinatura do acordo será um dos compromissos do presidente da AEB durante viagem internacional que, além da França, inclui a Rússia e o Cazaquistão. Neste último, Gaudenzi assistirá ao lançamento, promovido pela agência espacial russa, da nave de carga Progress para a Estação Espacial Internacional (ISS), empreendimento que tem, entre os 16 integrantes, o Brasil.

A agenda da viagem prevê ainda encontros com representantes da Agência Espacial Nacional da Ucrânia (NSAU), com a qual o Brasil detém um projeto de cooperação para a realização de serviços de lançamentos comerciais a partir de Alcântara. O contato ocorrerá durante o Paris Air Show, maior evento mundial dos setores aeronáutico e espacial, conhecido como Feira de Le Bourget, marcado para o período de 13 a 19 de junho.

Enquanto o Brasil responde por investimentos na infra-estrutura de solo para o lançamento do foguete ucraniano Ciclone-4, a Ucrânia desenvolve a quarta versão do lançador, sendo que uma empresa binacional em processo de criação administrará as atividades de lançamento. O Projeto Ciclone-4 estará em exposição no estande da NSAU, em Le Bourget.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Satélites Artificiais

Mais tópicos