Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Estudantes criam telescópio espacial dobrável

Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/08/2005

Estudantes criam telescópio espacial dobrável

Um grupo de estudantes europeus acaba de desenvolver um novo telescópio que poderá revolucionar a forma como observamos a Terra e outros planetas. A descoberta é tão interessante que chamou a atenção da Agência Espacial Européia (ESA), que irá testá-la a bordo de um avião de pesquisas, em ambiente de microgravidade.

Telescópios geralmente são grandes, o que encarece muito sua colocação em órbita. Por isso os estudantes pensaram em algo mais simples. Eles inspiraram-se em milhares de astrônomos amadores, que têm que levar seus telescópios no porta-malas do carro e depois montá-los.

"Nós batizamos nosso projeto de Telescópio Espacial Dobsoniano porque nós pegamos a idéia emprestada dos telescópios dobsonianos utilizados pelos astrônomos amadores," explica o estudante Tom Segert. "Telescópios dobsonianos são normalmente feitos de dois espelhos, mantidos na distância correta por longos tubos. Eles podem ser desmontados e transportados em um carro para um bom local de observação, onde podem ser remontados com nada além de uma chave de fendas."

Mas mesmo chaves de fendas podem ser complicadas no espaço, já que exigem alguém para girá-las. Entrou aí a criatividade dos estudantes. Ao invés das soluções tecnologicamente avançadas, comumente vistas na exploração espacial, eles criaram um telescópio que se monta sozinho usando ... uma câmera de ar de bicicleta.

É claro que a ESA não planeja colocar no espaço um telescópio tão simples, mas se a idéia funcionar, poderá estar nascendo uma maneira barata e simples de colocar no espaço uma verdadeira frota de telescópios de baixo custo, muito mais poderosa do que o próprio Telescópio Espacial Hubble.

Embora o protótipo tenha um espelho de respeitáveis 50 centímetros de diâmetro, o telescópio se enquadra na categoria dos microsatélites. Um microsatélite é um equipamento a ser enviado ao espaço, que pese menos de 100 quilos e meça, no máximo, 60 cm x 60 cm x 80 cm.

Isto torna viável seu envio até mesmo a outros planetas. O telescópio é tão leve que poderia ser montado em uma estrutura das mesmas dimensões das sondas recentemente enviadas a Marte, mas poderia tirar fotos da superfície do planeta com uma resolução de 30 centímetros.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Telescópios
  • Satélites Artificiais
  • Marte
  • Exploração Espacial

Mais tópicos