Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Descoberto o 10º planeta do Sistema Solar

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/08/2005

Descoberto o 10º planeta do Sistema Solar

"Definitivamente ele é maior do que Plutão." Foi o que afirmou o Dr. Mike Brown, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, ao anunciar a descoberta de um novo planeta, situado em uma região até hoje tida como além da fronteira do Sistema Solar.

O novo planeta, que por enquanto atende pelo codinome 2003 UB313, está a 97 Unidades Astronômicas (UA) do Sol. Isto é mais do que o dobro da distância de Plutão, que está a 40 UA do Sol. Uma Unidade Astronômica é igual à distância entre a Terra e o Sol.

Além da distância, a descoberta do novo planeta foi dificultada pelo fato de sua órbita estar a 45º em relação à órbita padrão dos demais planetas, que ficam praticamente no mesmo plano.

Mas os cientistas já deram sua sugestão para batizar o novo planeta: Xena, o nome de uma personagem de um filme de TV. Mal gosto à parte, a festa do batismo deverá demorar. Afinal, a Sociedade Astronômica Internacional não analisa um processo assim desde 1.930, quando Plutão foi descoberto. Até hoje há cientistas que discordam de sua classificação como planeta, devido ao seu pequeno tamanho.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Exploração Espacial
  • Telescópios

Mais tópicos