Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Hubble revela detalhes da Nebulosa de Orion

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/01/2006

Hubble revela detalhes da Nebulosa de Orion

Em uma das mais detalhadas imagens astronômicas jamais feitas, o telescópio espacial Hubble presenteou a comunidade científica com uma visão sem precedentes da Nebulosa de Orion. Esta turbulenta região, que é um verdadeiro berçário de estrelas, é um dos mais impressionantes e fotogênicos objetos celestes.

A imagem clara e brilhante revela uma intricada trama de formação de estrelas, que surgem de densos pilares de gás e poeira. A nova foto mostra estruturas em larga escala nunca vistas antes.

Em um mosaico contendo um bilhão de pixels, a câmera de pesquisas avançadas (ACS) do telescópio Hubble revelou cerca de 3.000 estrelas de vários tamanhos. Algumas delas nunca haviam sido fotografadas no espectro da luz visível. Outras têm apenas um centésimo do brilho de estrelas já fotografadas na nebulosa.

Entre as novas estrelas que o Hubble fotografou estão possíveis anãs brancas, o que seria a primeira vez que esses objetos celestes são observados na Nebulosa de Orion. Esses corpos celestes frios são pequenos demais para serem estrelas comuns, não conseguindo sustentar a fusão nuclear que mantêm vivas as estrelas.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Telescópios
  • Exploração Espacial

Mais tópicos