Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Apresentada roupa espacial para exploração de Marte

Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/05/2006

Apresentada roupa espacial para exploração de Marte

As roupas espaciais são um dos ítens individuais mais caros da exploração espacial. Afinal, o impacto de se perder a vida de astronauta não pode ser medido em termos de sucesso ou fracasso de uma missão - esse tipo de fatalidade quase sempre põe em cheque até mesmo a própria exploração espacial.

É por isso que a NASA já está começando a pesquisar como deveriam ser os trajes dos astronautas que forem a Marte. Embora ainda não haja nenhuma previsão de quando homens devam fazer o primeiro desembarque interplanetário, quando forem é melhor que as roupas espaciais que eles usuarão já estejam muito bem desenvolvidas.

Mas, como estão bem no começo, e a pelo menos 30 anos de uma viagem tripulada a Marte, numa perspectiva bem otimista, a roupa espacial marciana foi projetada por um grupo de estudantes de cinco faculdades do estado de Dakota do Norte.

A roupa espacial é repleta de sensores, tanto para medir a saúde do astronauta, quanto do seu ambiente. Sistema GPS, servidor bluetooth, transmissor de alta potência, capaz de enviar dados diretamente para uma nave em órbita e câmera montada sobre o ombro estão entre os aparatos à disposição do astronauta.

Mas os maiores desafios para uma roupa espacial que venha a ser realmente utilizada em Marte não tem tanto apelo de mídia. Apenas para citar um dos problemas, a poeira marciana é finíssima, capaz de penetrar nas juntas mais seladas.

A roupa espacial feita pelos estudantes resolve pelo menos uma parte desse problema: sua cobertura externa - não mostrada na foto - é azul-brilhante. Com isso, será difícil não ver o astronauta, mesmo que um redemoinho súbito o cubra da poeira vermelha de Marte.

Dar segurança aos astronautas e manter a poeira de fora com certeza exigirá mais do que os US$100.000,00 que a NASA gastou nessa primeira pesquisa. Afinal, apenas para comparação, uma roupa espacial utilizada a bordo dos ônibus espaciais custa, cada uma, ao redor de US$22 milhões.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Exploração Espacial
  • Corpos Celestes
  • Robôs Espaciais

Mais tópicos