Espaço

Cidônia, o rosto em Marte, agora em close

Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/09/2006

Cidônia

Depois de inúmeras tentativas, frustradas pelo excesso de poeira na atmosfera, a sonda espacial Mars Express finalmente conseguiu fotografar em detalhes a famosa face existente na superfície de Marte, em uma região chamada Cidônia.

As várias fotos já podem ser catalogadas como algumas das mais espetaculares já tiradas do planeta vermelho. A resolução é 13,7 metros por pixel.

"Estas imagens da região Cidônia, em Marte, são realmente espetaculares," diz o Dr. Agustin Chicarro, chefe da Missão. "Elas não apenas oferecem uma visão completamente nova e detalhada de uma área famosa para os fãs de mitos espaciais do mundo todo, mas também fornecem um 'close-up' impressionante sobre uma área de grande interesse para os geólogos planetários, além de mostrar mais uma vez a alta capacidade da câmera da Mars Express."

O rosto de Marte foi descoberto pela sonda espacial Viking 1, em 1976, fazendo explodir a especulação sobre a existência passada de vida inteligente em Marte. Só em 1998, a sonda Mars Global Surveyor confirmou a suspeita dos cientistas, de que se tratava de um efeito causado por sombras em uma região montanhosa. Mas a NASA insistiu e fez novas imagens em 2001, chegando mais uma vez à mesma conclusão.

Cidônia, o rosto em Marte, agora em

Segundo os cientistas, estas novas fotos acabam de vez com os boatos e mitos. Será?