Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

HomePlug pode viabilizar Internet pela rede elétrica

Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/04/2002


A utilização da rede elétrica comum para a transmissão de dados não é novidade e vem sendo testada e mesmo utilizada em alguns ambientes restritos. O maior problema para a disseminação da tecnologia tem sido o grande nível de interferência na rede elétrica, uma vez que não se pode controlar quando a vizinha irá ligar o secador de cabelos ou mesmo quando o elevador do edifício será acionado.

Mas os chips mais velozes e melhores algoritmos para codificação de dados parecem estar finalmente trazendo a tecnologia para o mercado. Tanto que gigantes como Cisco, Motorola e Panasonic uniram-se na especificação de um padrão para transmissão de dados via rede elétrica. O padrão, chamado HomePlug, baseia-se na tecnologia patenteada da empresa norte-americana Intellon.

O padrão funciona através da utilização de um dispositivo HomePlug ligado à Internet e a uma tomada elétrica comum. Cada computador a ser conectado à Internet necessitará de um dispositivo HomePlug também ligado à tomada e ao computador, via placa de rede ou porta USB.

A vantagem? Não há necessidade de passagem de nenhuma fiação extra, cabeamento estruturado ou algo que o valha. Este é o lema da empresa: "no new wires" (sem novos fios). Com a subscrição do padrão pelas três grandes fabricantes de semicondutores, espera-se que o preço também seja uma vantagem significativa, na medida em que o sistema completo deverá custar menos do que o baseado nas LAN tradicionais.

O protocolo também cuida da segurança. Já que as informações estão na rede elétrica, alguém com um aparelho HomePlug poderia facilmente ver os dados de seu vizinho. Mas os pacotes viajam criptografados com base em uma senha que pode ser alterada pelo proprietário.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Geração de Energia

Mais tópicos