Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Servidor saturado com tráfego desnecessário

Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/01/2003


Cientistas do Centro de Supercomputação de San Diego (Califórnia - Estados Unidos) descobriram que um dos 13 servidores-master de DNS (Domain Name Servers), localizado no coração da Internet, gasta a maior parte de seu tempo lidando com solicitações desnecessárias.

Servidores DNS são os responsáveis pela tradução dos endereços digitados pelos usuários nos código numéricos (IP) de cada servidor, o que os transforma em um link crítico entre o público e os sites. Eles são organizados de forma hierárquica, com servidores locais lidando com as chamadas entre usuários e servidores que estão em sua base. À medida em que um servidor DNS local não consegue lidar com a solicitação, ele a envie para um servidor "acima" na hierarquia e assim por diante. No topo dessa pirâmide estão os 13 servidores-master.

Os pesquisadores analisaram nada menos do que 152 milhões de mensagens e descobriram que 98% delas eram desnecessárias. Apesar da pesquisa ter sido feita em apenas um servidor, os pesquisadores acreditam que o mesmo fato deve estar acontecendo com os outros 12 servidores-master.

Servidor saturado com tráfego desnecessário

[Imagem: ]

70% das solicitações eram idênticas ou repetidas para endereços dentro do mesmo domínio. É como se um usuário de telefone ligasse para a central de atendimento todas as vezes que precisasse fazer uma ligação para a namorada. Os servidores DNS locais deveriam salvar estas solicitações em seu cache, para evitar novas consultas. É o mesmo que o usuário anotar o telefone da namorada em um papel ou mesmo passasse a se lembrar do número.

Cerca de 12% das solicitações eram para domínios não existentes, como .elvis, .corp e .localhost. Domínios válidos são aqueles estabelecidos por país, como o .br para os sites brasileiros. 7% das solicitações já continham o IP desejado dentro da própria solicitação.

Os cientistas acreditam que o problema possa estar sendo causado por má configuração de servidores e firewalls de empresas que estejam tentando evitar acesso a determinados endereços. Quando os filtros e firewalls permitem a consulta externa de DNS, mas bloqueiam as respostas resultantes, o programa do usuário dentro da empresa continua fazendo a mesma solicitação seguidas vezes, esperando respostas que nunca chegarão. Para evitar esse tipo de problema, o pesquisador Duane Wessels, um dos líderes da pesquisa, disponibilizou um aplicativo chamado DNSTOP. Esse programa detecta esse erro de configuração e avisa o operador da rede.

Para fazer o download do programa veja o link no quadro Para Navegar.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transmissão de Dados
  • Software Livre

Mais tópicos