Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Surround 5.1 em fones de ouvido

Redação do Site Inovação Tecnológica - 12/02/2003

Surround 5.1 em fones de ouvido

A empresa japonesa Matsushita Electric Industrial Co., mais conhecida pela marca Panasonic, anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia para reprodução de sons em três dimensões, voltada para aplicações em fones de ouvido. A pesquisa foi realizada juntamente com a Universidade de Kobe (Japão).

A nova tecnologia permitirá que os usuários desfrutem de toda a qualidade dos sons "surround" (5.1) e estéreo em um fone de ouvido, da mesma forma que esses sons podem hoje ser apreciados nas salas de cinema mais modernas. Mas a melhor notícia para os usuários é que eles nem sequer precisarão comprar novos fones. A tecnologia permite a utilização de fones tradicionais.

Embora o "surround" 5.1 esteja se tornando padrão, graças à proliferação dos DVDs, a reprodução desses sons a partir de equipamentos portáteis, incluindo PCs, sons para automóveis e toca-discos, são difíceis de se conseguir sem a utilização de alto-falantes. Até agora, a colocação do fone de ouvido é crítica na determinação de como o som é transferido. Algumas vezes os ouvintes percebem o som como se ele estivesse dentro de suas cabeças, ou à sua frente ou ainda atrás. Isto torna cansativa a utilização de fones de ouvido durante longos períodos.

A nova tecnologia corrige alterações nas características do som que ocorrem no canal do ouvido quando os usuários utilizam fones comuns. Isto resulta em um som com a mesma qualidade de reprodução que a conseguida com a utilização de altos-falantes. O ouvinte tem sempre a sensação de que o som está fora e não dentro de sua cabeça, o que não produz cansaço.

A solução por software, que roda em um PC normal, já foi transferida para um chip, estando pronta para ser incorporada nos novos lançamentos da empresa.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Computadores
  • Edifícios Inteligentes
  • Eletrônica Orgânica

Mais tópicos