Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Fonte de alimentação topo de linha

Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/04/2003

Fonte de alimentação topo de linha

A maior parte dos usuários que utilizam o computador no dia-a-dia, comprou o seu equipamento em uma loja e, sempre que tem algum problema leva-o a uma assistência técnica. Estes são os usuários. Mas nem todos são assim. Grande parte de quem utiliza o computador faz questão de montar sua própria "máquina". Estes são comumente chamados "micreiros".

Além de utilizar o computador, esses aficionados gostam de turbiná-lo com os últimos avanços tecnológicos em cada área. A placa-mãe com maior número de recursos, HD de máxima velocidade, maior taxa de transferência e menor tempo de acesso, placa de vídeo mais poderosa do que muitos micros de poucos anos atrás, enfim, tudo o que há de melhor em cada um do segmentos do vasto número de componentes que, juntos, formam um computador.

Este é um "hobbie" de crescente popularidade, incentivado pela proliferação de peças e partes que atendem às mais diversas expectativas. Se você tem também esse passatempo, acaba de ter mais uma opção. É a Antec Ultima TRUE550, uma fonte de alimentação sem igual. Quem imaginou um dia ter em sua máquina um fonte de alimentação topo de linha, estado da arte? Você não se importa com isso? Talvez não, pelo menos até dar uma olhada nesse lançamento.

As fontes para computadores geralmente têm ao redor de 300 Watts de potência, o que é suficiente para a maioria dos micros comuns. Mas não se você quiser ter um gravador de CD, um DVD, uma placa de vídeo último modelo, placa de captura de TV... Enfim, toda aquela parafernália que, junta, responde pelo vago conceito de equipamento multimídia. A Antec Ultima tem 550 Watts! Vale lembrar também que falta de potência na fonte é um dos principais problemas de travamento de máquinas (depois do próprio sistema operacional, é claro).

Os equipamentos de um computador, para o espanto de muitos, não funcionam todos com a mesma voltagem. O processador funciona a 3,3 volts, a placa-mãe a 5 volts e os discos rígidos, CDs e DVDs exigem 12 volts. A Ultima possui todas as saídas, ajustáveis individualmente. Cada voltagem tem seu próprio circuito, evitando sobrecargas e travamentos do computador.

Mas o que mais chama a atenção, além da cobertura translúcida, no melhor estilo Macintosh, é a possibilidade de se retirar os cabos que não estão sendo utilizados. Este é um eterno problema: o "micreiro" monta sua bela máquina, que fica com uma porção de fios soltos no interior do gabinete, causando interferências e gerando campos magnéticos que influenciam no funcionamento do equipamento. Mas os cabos da Ultima podem ser facilmente retiráveis e recolocados quando se instalar um novo periférico.

Esta é certamente mais uma opção para quem faz questão de ter sempre uma máquina topo de linha. E que disponha de US$249,00. E que possa trazê-lo dos Estados Unidos, uma vez que o equipamento ainda não está disponível no Brasil.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Computadores
  • Equipamentos Eletrônicos

Mais tópicos