Informática

Geologia utilizará realidade virtual

Redação do Site Inovação Tecnológica - 16/02/2004

Geologia utilizará realidade virtual

Geólogos da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) em breve conseguirão fazer viagens virtuais às profundezas da Terra e penetrar nas falhas que originam os terremotos. Eles estão prestes a inaugurar um novo centro de realidade virtual capaz de criar um ambiente de imersão total, em três dimensões, a partir dos dados coletados por sensores geológicos.

Mas o novo laboratório não possibilitará apenas a visualização de grandes áreas. Os cientistas poderão também "andar" e visualizar integralmente até mesmo a estrutura atômica de rochas e minerais.

Segundo Louise Kellogg, chefe do "Keck Center for Active Visualization in Earth Sciences" (Centro Keck para visualização ativa em Ciências da Terra), os cientistas poderão essencialmente andar no meio dos seus dados.

Os geólogos são capazes de, observando a superfície, inferir sobre as rochas que estão no subsolo. Mas eles utilizam também perfurações e sensíveis instrumentos capazes de fazer verdadeiros "mapas de radar" das profundezas da Terra. É assim que eles conseguem descobrir minerais escondidos a quilômetros abaixo da superfície.

Mas agora, com o novo centro de realidade virtual, eles serão capazes de construir modelos tridimensionais de locais nos quais eles jamais poderiam chegar. O principal exemplo são as regiões onde as placas tectônicas terrestres se encontram. O contínuo movimento dessas placas é o principal causador dos terremotos. Sendo capazes de construir modelos mais precisos, os cientistas poderão também chegar a previsões sobre a ocorrência desses terremotos.

O novo centro mostra a crescente importânica da computação como um terceiro braço da ciência, juntamente com a teoria e com a experimentação. Baseados em dados experimentais, os pesquisadores podem construir simulações em computador que representam o que eles acreditam estar acontecendo em um sistema. Eles podem então utilizar essas simulações para testar suas teorias.

A sala de geologia virtual fará parte do projeto "Califórnia Virtual", um sistema projetado para simular e prever terremotos. Com a participação da NASA, o Califórnia Virtual já possui programas de simulação capazes de gerar um "histórico" dos terremotos naquele estado norte-americano, levando em conta todas as evidências geológicas colhidas pelos cientistas no campo.

A próxima etapa do programa será a montagem de modelos preditivos capazes de prever a ocorrência de grandes terremotos nos próximos 2.000 anos.