Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Tim Berners-Lee, criador da Word Wide Web, ganha o Millennium Technology Prize

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/04/2004


Tim Berners-Lee, o criador da Word Wide Web, foi o primeiro ganhador do prêmio Millennium Technology Prize, criado para reconhecer inovações tecnológicas em nível mundial que colaborem para a qualidade de vida das pessoas. O prêmio, que é acompanhado por um cheque de um milhão de euros, é concedido pela Finnish Technology Award Foundation.

"A Web melhorou significativamente a capacidade das pessoas em obter informações centrais para suas vidas," afirmou Pekka Tarjanne, chefe do comitê que escolheu Berners-Lee. "A Web está encorajando novos tipos de redes sociais, apoiando a transparência e a democracia e abrindo novas avenidas para o gerenciamento das informações e o desenvolvimento de negócios."

Berners-Lee, especialista em projetos de comunicações em tempo real e desenvolvimento de programas de processamento de textos, inventou a WEB enquanto trabalhava no CERN, o maior acelerador de partículas do mundo em Genebra, na Suiça.

A Web foi disponibilizada ao público pela primeira vez em 1.991. Berners-Lee criou o primeiro servidor e o primeiro browser, além dos protocolos centrais à operacionalização da rede mundial de computadores: o endereço URL, o protocolo HTTP e código HTML.

Berners-Lee nasceu em Londres, Inglaterra, em 1.955. Atualmente ele trabalha no grupo que normatiza as comunicações na Internet, o World Wide Web Consortium (W3C), em Boston, Estados Unidos.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Transmissão de Dados
  • Computadores
  • Software e Programação

Mais tópicos