Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Plantão

Estudantes brasileiros participam do prêmio mundial de inovação

Com informações da Agência Brasil - 16/05/2020


Prêmio de inovação

Uma tecnologia para selar o asfalto e uma solução para evitar acidentes de carro em ruas escorregadias consagraram duas equipes de estudantes de robótica entre os 20 finalistas de prêmio mundial de inovação FIRST.

Os estudantes foram selecionados no Festival SESI de Robótica, de nível nacional, e tiveram seus projetos de pesquisa escolhidos entre 40 mil concorrentes.

Selante asfáltico

Com base no tema da temporada e pensando em cidades mais inteligentes, os alunos pesquisaram e identificaram que um dos grandes problemas das cidades são as rachaduras e fissuras, que levam à degradação do pavimento das estradas com o passar do tempo.

Dessa forma, estudantes de Barra Bonita, em São Paulo, desenvolveram um selante asfáltico que atua se expandindo e bloqueando a ação da água, que provoca rachaduras. A tecnologia foi batizada pela equipe de Ecopavi.

"O Ecopavi tem a capacidade de se expandir e selar totalmente as fissuras nos pavimentos. Ele é composto por dois materiais: lignina e nanopartículas de carbono, ambos extraídos do bagaço da cana-de-açúcar," explicou a equipe Biotech.

Os estudantes tiveram a ajuda de um químico e realizaram entrevistas com engenheiros e especialistas, para alcançar um resultado sustentável, eficaz e aplicável em grandes e pequenas obras.

Estudantes brasileiros participam do prêmio mundial de inovação
Equipe Titans L. J. do SESI Planalto (GO)
[Imagem: SESI/Divulgação]

Acidentes de carro

Moradores de Goiânia, os estudantes da equipe Titans pesquisaram soluções para os acidentes de carro provocados por pistas escorregadias.

Uma frutinha chamada jamelão, muito comum na cidade, é a responsável pela situação recorrente na cidade. Ao cair no asfalto, o fruto roxo libera uma espécie de gordura, que deixa o asfalto escorregadio, elevando o risco de acidentes. Goiânia tem mais de 1,5 mil árvores de jamelão distribuídas pelas 54 avenidas de toda cidade.

"A época de frutificação da árvore coincide com a época chuvosa. Então, quando o fruto cai na massa asfáltica, ele acaba deixando uma massa gordurosa, o que ocasiona diversos acidentes. Foi o que aconteceu na avenida Antônio Fidélis, onde ocorreram 16 acidentes em apenas um dia chuvoso," explicou a estudante Lorrany Cirqueira, membro da equipe.

Os estudantes escolheram a casca da laranja como agente neutralizador da gordura liberada pelo jamelão. O resultado da pesquisa foi a criação de um composto que, se jogado no asfalto, consegue resolver o problema, melhorando as condições de segurança no trânsito.

Estudantes brasileiros participam do prêmio mundial de inovação
Equipe Biotech, do SESI de Barra Bonita (SP)
[Imagem: SESI/Divulgação]

Festival de Robótica

Os estudantes foram selecionados no Festival SESI de Robótica, torneio nacional que ocorreu em São Paulo no início de março.

O objetivo da iniciativa é fortalecer os ensinos de matemática e ciências, além de desenvolver o aprendizado social e emocional com as disputas.

"Uma perspectiva é o aprendizado tecnológico, pois os alunos começam a ser muito mais curiosos para as questões da matemática e das ciências. Outro ponto é o aprendizado social e emocional, no momento da estruturação dos torneios, a partir de times. Vai ter aquele aluno com maior pendor para programação, outro gosta mais de organizar, outro vai ser o expositor. Você começa a perceber que se assemelha ao que acontece no mundo corporativo, em que existe um time e cada um dá o seu melhor," afirmou o diretor de operações do SESI Paulo Mól.

A divulgação do ganhador do concurso mundial será realizada online no dia 27 de junho. A equipe vencedora levará um prêmio de US$ 20 mil para ser investido no desenvolvimento do seu projeto.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Eventos Científicos
  • Robôs
  • Tecnologia Automotiva
  • Compósitos

Mais tópicos