Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Descoberta vulnerabilidade nos processadores com hyper-threading

Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/05/2005

Descoberta vulnerabilidade nos processadores com hyper-threading

A tecnologia "hyper-threading" (hipertarefa), a maior estrela dos atuais microprocessadores da gigante Intel, pode permitir que um hacker roube dados cruciais de um servidor, por meio de um ataque muito sofisticado. O alerta foi feito por Colin Percival, um estudante da Universidade de Oxford, Inglaterra, em uma apresentação durante a conferência BSDCan, realizada no Canadá.

Percival fez sua descoberta enquanto utilizava o sistema operacional FreeBSD, em Outubro de 2004. Ele comunicou o fato à Intel em Fevereiro deste ano, depois de haver testado diversos outros sistemas operacionais e descoberto que todos estão sujeitos à mesma vulnerabilidade. Mas só agora ele liberou o alerta ao público.

A tecnologia Hyperthreading, mais conhecida pela sigla HT, permite que programas de computador utilizem segmentos do processador que estiverem ociosos. Em termos práticos, um único processador HT pode rodar dois processos ao mesmo tempo, o que aumenta a velocidade de execução dos programas, que devem ter sido projetados para tirar vantagem dessa possibilidade.

É justamente aí que reside a vulnerabilidade. Como os dois processos que estão rodando simultaneamente utilizam a memória cache do processador, um hacker pode construir um programa que fique espionando essa memória temporária, capturando chaves de segurança do outro programa.

Em nota à imprensa, a Intel afirmou que não considera o problema uma falha crítica, mas que está trabalhando para eliminá-la. O mesmo anunciaram os diversos fabricantes de sistemas operacionais.

O próprio estudante afirma em seu site (ver quadro Para Navegar) que não considera que haja riscos para computadores pessoais equipados com os chips HT. O risco só é significativo para servidores, segundo ele.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Processadores
  • Software Livre

Mais tópicos