Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Estados Unidos manterão controle da Internet

Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/07/2005


Em um comunicado oficial, intitulado "Princípios do governo norte-americano sobre o Sistema de Endereçamento e Nomes de Domínio da Internet", a administração Bush voltou atrás em sua proposta anterior, de passar o controle dos servidores DNS a uma instituição supra-nacional.

Os servidores DNS ("Domain Name Service": Serviço de Nomes de Domínio) são uma espécie de guia de endereços da Internet, mas com papel normatizador. Embora o serviço dos servidores DNS seja basicamente simples - transformar os nomes de domínio em endereços IP - não é possível colocar um novo site na Internet sem se obter um nome de registro válido.

O governo norte-americano havia anunciado que, nos próximos anos, passaria o controle do nível máximo dos endereços da Internet, principalmente as chamadas "zonas nacionais", para a organização ICANN (Internet Corporation For Assigned Names and Numbers). Dentro das fronteiras nacionais, cada país tem sua própria autoridade sobre seus endereços e nomes de domínio. No Brasil, o trabalho é feito pela Fapesp.

No comunicado, o governo norte-americano afirma:

"O governo dos Estados Unidos tenciona preservar a segurança e a estabilidade do Sistema de Endereçamento e Nomes de Domínio da Internet. Dada a importância da Internet para a economia mundial, é essencial que o sistema DNS da Internet permaneça estável e seguro. Desta forma, os Estados Unidos se comprometem a não tomar nenhuma ação que potencialmente possa impactar negativamente a operação efetiva e eficiente do DNS e, portanto, irá manter seu papel histórico nas autorizações de mudanças ou modificações no arquivo primário de zonas 'root'."







Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Transmissão de Dados
  • Software Livre
  • Supercomputadores

Mais tópicos