Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Virtualmente, o mundo está cada vez menor

Agência FAPESP - 03/08/2005

Virtualmente

Seis graus de separação

Mundo pequeno - e cada vez menor. Uma nova pesquisa vem reforçar a idéia dos "seis graus de separação", segundo a qual dois habitantes da Terra, não importa quem sejam ou onde estejam, estão separados entre eles por apenas um punhado de pessoas.

De acordo com o estudo coordenado por David Liben-Nowell, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, a separação está-se tornando ainda menor, graças às comunidades on-line, que têm estimulado a criação de novas maneiras de relacionamento.

Segundo os cientistas, as comunidades on-line tornam muito mais fácil a aproximação entre pessoas que não se conhecem. Tais redes sociais podem ser encaradas como espécies de "pequenos mundos navegáveis", nos quais qualquer pessoa pode transmitir uma mensagem para outra, mesmo - ou principalmente - sem conhecê-la.

O trabalho, feito com integrantes da rede Livejournal.com, que conta com mais de 500 mil usuários, será publicado esta semana na versão on-line dos Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) e estará posteriormente na versão impressa do periódico.

Diminuição das distâncias sociais

Os resultados mostram que a diminuição das distâncias entre indivíduos é geral, mas sofre influência de fatores geográficos.

Por exemplo, a facilidade de relacionamento é maior em regiões pouco populosas, nos quais seus habitantes tendem a estar mais dispostos a fazer amizades pela internet.

Em situações em que as distâncias geográficas são pequenas, a tendência de que as amizades vinguem é maior também em locais com menor densidade demográfica.

Para os autores do estudo, dois integrantes de uma comunidade on-line que morem a 2 quilômetros um do outro terão mais facilidade de se tornaram amigos se morarem, por exemplo, no Idaho do que na muito mais populosa Nova York.

Bibliografia:

Artigo: Geographic routing in social networks
Autores: David Liben-Nowell, Jasmine Novak, Ravi Kumar, Prabhakar Raghavan, Andrew Tomkins
Revista: Pnas
Vol.: 102 no. 33, 11623–11628
DOI: 10.1073/iti3305102
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Simuladores
  • Realidade Virtual
  • Software e Programação

Mais tópicos