Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Espionagem acústica descobre texto a partir do som da digitação

Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/09/2005

Espionagem acústica descobre texto a partir do som da digitação

Se você é preocupado com a sua privacidade quando trabalha no computador, pegue o seu arsenal de antivírus, anti-spyware e firewalls e prepare-se para se fechar em uma sala isolada, à prova de som.

Cientistas da Universidade de Berkeley, Estados Unidos, criaram um programa de computador que, a partir do som dos dedos no teclado, consegue reproduzir com exatidão tudo o que foi teclado. A "espionagem acústica" passa a ser de fato mais uma ameaça à segurança e à privacidade dos usuários de computador.

Os pesquisadores foram capazes de pegar várias gravações de 10 minutos de duração, de vários usuários digitando em seus teclados, usar os arquivos digitais dessas gravações para abastecer o programa que eles desenvolveram e recuperar até 96 por cento de tudo o que digitado.

"É uma forma de espionagem acústica que deve acender os sinais vermelhos entre os profissionais de segurança da informação," disse o Dr. Doug Tygar, coordenador da pesquisa. "Se nós fomos capazes de fazer isso, é possível que pessoas com intenções menos nobres possam, ou até já tenham feito o mesmo."

O que torna possível a espionagem acústica é o fato de que cada tecla faz um som ligeiramente diferente das demais. Um usuário típico digita cerca de 300 caracteres por minuto, o que deixa tempo suficiente para que um programa de computador isole os sons das teclas individuais. Depois, é só transformar a "assinatura" específica de cada tecla no caracter correspondente.

O estudo foi um aprofundamento das descobertas anteriores da possibilidade da espionagem acústica, feita pelos pesquisadores Dmitri Asonov e Rakesh Agrawal, da IBM. Em seu método original, eles foram capazes de recuperar até 80 por cento do texto digitado, mas trabalhando sempre com o mesmo usuário e com um texto conhecido.

O novo programa funciona sem a necessidade de nenhum aparato "high- tech": os pesquisadores fizeram as gravações com um microfone normal utilizado em computadores.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Segurança da Informação
  • Equipamentos Eletrônicos
  • Software e Programação

Mais tópicos