Informática

Lançado disco óptico que é alternativa ao DVD

Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/03/2006

Lançado disco óptico que é alternativa ao DVD

Um consórcio de empresas da Rússia e da Ucrânia lançou esta semana o que poderá se tornar uma alternativa na disputa pelo sucessor do DVD. Batizado de VCDHD ("Versatile Compact Disc High Density"), o novo formato de disco óptico é mais simples e mais barato até mesmo do que o próprio DVD.

Segundo a empresa, uma nova geometria garante uma taxa de erros menor do que todos os outros formatos. Embora sua capacidade atual seja a mesma de um DVD comum, o novo disco tem apenas metade da espessura - 0,6 mm. Isso reduziu enormemente o custo de produção do novo disco.

Além da diminuição da quantidade de policarbonato, pela redução do volume do disco, não há necessidade de colagem de camadas, como nos DVDs. A simplicidade se traduz num tempo de fabricação de apenas 2 segundos por unidade - um DVD leva de 6 a 9 segundos para ser produzido.

A empresa anunciou que já está trabalhando numa versão com laser azul, que deverá elevar a capacidade de armazenamento para 25 GB.

Mas o grande trunfo desse disco óptico alternativo é a ausência de taxa de licenciamento. O primeiro filme gravado no novo formato - "Prorwemos", um filme de ação ucraniano - será vendido pelo equivalente a US$4,50.





Outras notícias sobre:

    Mais Temas