Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Programa transforma fotografia em modelo tridimensional

Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/07/2006

Programa transforma fotografia em modelo tridimensional

Partir de uma fotografia e chegar a um modelo tridimensional de um objeto é um sonho longamente acalentado por projetistas e programadores do mundo todo. Apesar disso, as melhores soluções disponíveis ainda exigem um árduo trabalho para se fazer fotografias "sob medida" para que o programa as compreenda.

Mas agora, pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon, Estados Unidos, apresentaram uma nova solução para o problema de transformar 2D em 3D que poderá finalmente recriar cenários tridimensionais a partir de fotografias comuns.

As aplicações de um sistema assim vão desde a arquitetura e a elaboração de passeios virtuais, até a recriação de ambientes de cidades já desaparecidas.

Utilizando técnicas de inteligência artificial, Alexei Efros, Martial Hebert e Derek Hoiem descobriram uma maneira de ensinar ao computador como deduzir contextos geométricos. Esse algoritmo representa um passo significativo tanto para a área do aprendizado de máquina quanto para a visão computadorizada.

O programa é capaz de deduzir e diferenciar as superfícies verticais e horizontais. Tendo as superfícies como objetos individuais, reconstruir o objeto tridimensional do qual elas fazem parte passa a ser relativamente simples. A foto acima tem, no canto superior esquerdo, a fotografia; nas demais, a visualização tridimensional gerada pelo programa.

A partir de uma única imagem, a fotografia ou o desenho de um prédio, por exemplo, o programa consegue recriar o modelo tridimensional da construção - similar a um desenho 3D feito em programas do tipo CAD. É a realização de um sonho para arquitetos e engenheiros.

O programa foi submetido a um "treinamento" com cerca de 300 imagens coletadas aleatoriamente na Internet. O resultado é uma base de dados com associações estatísticas entre formatos, sombras e outras características típicas da orientação de cada superfície.

O programa está disponível para download gratuito. Veja link abaixo, no quadro Para navegar.

Bibliografia:

Artigo: Geometric Context from a Single Image
Autores: Alexei Efros, Martial Hebert, Derek Hoiem
Vol.: ICCV 2005
Link: http://www.cs.cmu.edu/~dhoiem/publications/Hoiem_Geometric.pdf
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Imagens 3-D
  • Holografia
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação

Mais tópicos