Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Cubo Mágico é solucionado com 26 movimentos

Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/06/2007

Cubo Mágico é solucionado com 26 movimentos

Você provavelmente o conheça como Cubo Mágico. Os cientistas o chamam de Cubo de Rubik, em homenagem a seu inventor, o húngaro Erno Rubik. Mas saber disso não torna mais fácil a tarefa de deixar todas as suas faces com a mesma cor.

Cubo de Rubik

É por isso que é de se espantar o feito alcançado por dois cientistas da Universidade de Northeastern, nos Estados Unidos: embaralhe um cubo de Rubik quantas vezes você quiser e Gene Cooperman e Daniel Kunkle solucionarão o desafio com apenas 26 movimentos.

"O cubo de Rubik é um teste básico para problemas de busca e enumeração," diz Cooperman. "Busca e enumeração é uma enorme área de pesquisas, abrangendo muitos pesquisadores trabalhando em diferentes disciplinas - da inteligência artificial às operações. O cubo de Rubik permite que os pesquisadores de diferentes disciplinas comparem seus métodos em um problema único e bem conhecido."

Mas, mesmo que o seu velho cubo mágico esteja guardado no fundo de uma gaveta, sem nunca ter sido resolvido, não é para se sentir como se você tivesse um QI abaixo da média. Cooperman e Kunkle utilizaram 7 terabytes de disco como extensão para a memória RAM de seu cluster de computadores para construir as tabelas que permitiram a incrível solução.

Solução ótima

Utilizando teorias dos grupos, eles testaram não apenas movimentos individuais, mas também grupos de movimentos, de forma a otimizar a solução. Foram 100 milhões de movimentos por segundo, até chegar ao resultado final.

E parece haver espaço para melhorias nos cálculos. Em 1997, o professor de ciência da computação Richard Korf afirmou que a solução ótima para o cubo de Rubik é de 18 movimentos. É tentar e registrar seu nome na história.

Bibliografia:

Artigo: Twenty-Six Moves Suffice for Rubiks Cube
Autores: Gene Cooperman, Daniel Kunkle
Revista: Proc. of International Symposium on Symbolic and Algebraic Computation
Vol.: In Print
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Software e Programação
  • Simuladores
  • Supercomputadores
  • Inteligência Artificial

Mais tópicos