Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Informática

Inteligência artificial torna computador impossível de ser batido no jogo de damas

Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/07/2007

Inteligência artificial torna computador impossível de ser batido no jogo de damas

Se você acredita que vai encontrar os mais dedicados jogadores de damas em alguma praça do centro da cidade, está muito enganado. Dificilmente você encontrará algum deles que tenha dedicado ao jogo, em tempo integral, os últimos 18 anos e meio.

Computador jogador de damas

Esse é o caso da turma do Dr. Jonathan Schaeffer, da Universidade de Alberta, no Canadá. Com a diferença de que eles não estavam jogando para matar o tempo. Suas pretensões eram bem mais ambiciosas e agora deram resultado.

Os pesquisadores conseguiram construir um programa de computador que domina inteiramente o jogo de damas - ou seja, é impossível ganhar do computador. O programa, batizado de Chinook, foi construído a partir da análise de 500 bilhões de bilhões de posições do jogo de damas - o número equivale a um cinco seguido por 20 zeros.

Inteligência artificial

Não se trata apenas de tirar o prazer dos jogadores - já que eles nunca poderão vencer. O grande destaque é que o programa é um avanço realmente significativo no campo da inteligência artificial. Com a ajuda de alguns dos melhores jogadores de damas do mundo, a equipe do Dr. Schaeffer programou uma heurística capaz de reter os movimentos que têm sucesso e aqueles que não têm.

A análise das jogadas consumiu o trabalho de até 200 computadores rodando simultaneamente, em tempo integral. Agora que está finalizado, o programa Chinook não precisa mais da heurística. Ele se tornou uma base de dados completa que sabe o melhor movimento para cada situação possível do jogo. Se um jogador de damas "perfeito" enfrentar o Chinook, o melhor que ele conseguirá será empatar o jogo.

O programa já consta no Guinness Book, por ser o primeiro programa a ganhar um campeonato mundial de jogos - um feito conseguido no campeonato mundial de damas de 1994. Mas só agora ele atingiu a perfeição.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Inteligência Artificial
  • Software e Programação
  • Simuladores

Mais tópicos