Materiais Avançados

Substância sólida mais leve do mundo
Os cientistas chamam o aerogel de fumaça sólida, ou fumaça congelada. [Imagem: JPL/NASA]

Sólido mais leve do mundo

O Guinness Book of Records acaba de reconhecer o Aerogel, uma substância produzida nos laboratórios da NASA, como a substância sólida mais leve do mundo.

O Aerogel foi construído para coletar poeira da cauda de cometas, a bordo da nave Stardust.

O material que vai constar no Guinness é uma nova versão recentemente criada e pesa 3 miligramas por centímetro cúbico. Para se ter uma idéia do que isso representa, basta ver que o ar que respiramos tem uma densidade de 1,2 miligramas por centímetro cúbico.

É por isso que os cientistas chamam o aerogel de fumaça sólida, ou fumaça congelada. O Aerogel que está a bordo da Stardust pesa 5 miligramas por centímetro cúbico.

Como é feito o Aerogel

O Aerogel é feito de dióxido de silício. Tecnicamente o material é um vidro, mas ele pesa tão pouco devido ao fato de que 99,8% de sua estrutura é ar.

O Aerogel é fabricado de forma semelhante à gelatina, misturando-se silicone líquido e um solvente de rápida evaporação. O gel formado por esta mistura é então seco em uma espécie de panela de pressão. A mistura cresce e o cuidadoso aquecimento e despressurização produz a esponja.

A imagem que se vê acima não é ilustração, é uma foto real. Apesar da aparência frágil, o material é durável e foi capaz de suportar com segurança o lançamento da Stardust.

Dados sobre o Aerogel

  • Ele é 99,8% ar;
  • Oferecer um isolamento térmico 39 vezes melhor do que as melhores fibras de vidro;
  • Foi usado no robô espacial Sojourner;
  • Está na missão Stardust para coletar poeira de cometas;
  • Será usado nos jipes espaciais da NASA que irão explorar Marte.




Outras notícias sobre:

    Mais Temas