Materiais Avançados

Nova zeólita tornará refinação de petróleo mais eficiente

Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/09/2002

Um novo catalisador poderá tornar mais eficiente o craqueamento, um processo utilizado nas refinarias para quebrar o óleo cru em combustíveis e matérias-primas para a indústria. O material é capaz de quebrar grandes moléculas

O trabalho foi desenvolvido por pesquisadores da Universidade Politécnica de Valência (Espanha), chefiados pelo Dr. Avelino Corma.

Após as primeiras etapas da destilação fracionada, processo que decompõe o petróleo em uma infinidade de produtos industriais, o óleo grosso que fica possui moléculas grandes, com dez ou mais átomos de carbono. Os produtos químicos resultantes do refino têm moléculas de apenas dois ou três átomos de carbono.

A zeólita é um mineral altamente poroso. Seus poros são geometricamente ordenados e pequenos o suficiente para quebrar as grandes moléculas da etapa final do craqueamento. A nova zeólita apresentada pelos pesquisadores, denominada ITQ-21, possui poros de dimensões semelhantes àqueles dos catalisadores hoje utilizados. Mas ela possui mais poros de entrada, tornando o material mais acessível para as moléculas. Quanto mais moléculas conseguem adentrar no material, mais eficiente fica o processo.